Conta do gás vai aumentar 3,9%
A tarifa do gás natural vai subir 3,9 por cento já a partir de 1 de Julho. É esse o valor proposto pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que justifica a subida com o custo do gás natural nos mercados internacionais.
Esta subida de 3,9 por cento significa um acréscimo de 45 cêntimos para uma factura média de 11,85 euros por mês, o que corresponde a um casal sem filhos com um consumo médio de 150 metros cúbicos de gás por ano.
No caso de uma factura mensal média de 22,41 euros, que reflecte o consumo de um casal com filhos, a tarifa eléctrica implica mais 84 cêntimos por mês, para os 23,25 euros.
O aumento proposto pela ERSE apenas diz respeito aos clientes com consumos abaixo de 10 mil metros cúbicos de gás por ano, o que inclui mais de um milhão de clientes, ou seja, os domésticos e as micro e pequenas empresas.
Por outro lado, para os clientes industriais – acima dos 10 mil metros cúbicos – que contratam energia no mercado, a ERSE propõe uma descida de 6,1 por cento.
A ERSE refere em comunicado que o principal motivo para este aumento é a subida de 17 por cento do preço do gás natural nos mercados internacionais.
A proposta tem ainda de ser validada pelo Conselho Tarifário até dia 15 de Maio.
Afinal a ERSE regula o quê?
Pois já percebi protege as grandes empresas e carrega nos "desgraçados" porque afinal é a fatura destes que aumenta e aqueles que mais podem pagar são os que vai baixar.
É Lamentavel o que estes Senhores estão a fazer!
Estas entidades reguladoras se fossem extintas dariam mais lucro ao Estado, porque são mais uma mão cheia de milhões que o Estado tem que dar para estes senhores com churudos ordenados, o serviço que estes senhores fazem seria feito na mesma.
Sem comentários:
Enviar um comentário