domingo, 10 de abril de 2011

47 Personalidades pedem «compromisso nacional»

Um compromisso nacional» a dois tempos é o que pedem, em carta aberta, 47 personalidades portuguesas, entre as quais todos os antigos Presidentes da República.
Jorge Sampaio, Belmiro de Azevedo, Manoel de Oliveira e Júlio Pomar foram apenas algumas das pessoas a assinar a carta, publicada na íntegra na edição do jornal Expresso deste sábado.
Estas personalidades pedem, em primeiro lugar, entendimento entre os principais partidos, o Governo e o Presidente da República, garantindo-se assim a execução de um plano imediato para assegurar a «credibilidade externa» do país, evitando ainda «perturbações adicionais» na campanha eleitoral.
Em segundo lugar pedem o apoio de Cavaco Silva à posse de um governo de «maioria inequívoca», estando os partidos disponíveis para entendimentos pós-eleitorais que permitam a construção de um consenso mínimo de resposta à crise.
Uma solução governativa estatal é a primeira premissa para que os portugueses encontrem razões para os sacrifícios presentes e futuros, defendem estas 47 personalidades, mostrando-se preocupadas com a situação que o país atravessa.

Isto mais uma vez vem demonstrar que não é o povo que manda, do povo os políticos apenas querem os votos para que possam ir buscar alguns milhões para fazer esses faustosos congressos.
Uma grande parte destas personalidades são culpados da situação em que o País está, estiveram no Governo e contribuíram para a situação.
Vejamos quanto destes senhores só tem uma reforma?
Quem foi que criou as mordomias que os nossos governantes tem? Não foi só o Sr. Eng? Sócrates, muitos destes senhores fez parte de Governos onde foram criadas muitas delas.
O Sr. Dr. Mário Soares quantos anos esteve no poder? Quantas mordomias foram criadas por este senhor e ele usufrui delas e algumas que não tem direito por lei mas continua teimosamente a usufruir delas porque os Governos seguintes sempre tem feito orelhas moucas destas situações.
Porque que não se acabam com estas mordomias? Seria milhões que o Estado poupava se terminar com muitas destas situações.
O Sr. Jorge Sampaio quantos anos esteve no poder? Quantas reformas têm? O Sr Freitas do Amaral e outros tantos que passaram pelos sucessivos Governos o que fizeram para evitar esta situação? Há muito destas personalidades que tem telhados de vidro
É claro que há aqui muitas personalidades que têm lutado para que este País não chegasse a este ponto, mas foi um remar contra a maré, e depois admiram-se quando alguns dizem que vão passar as suas Sedes para outro País, infelizmente os governos em lugar de facilitar a vinda de impressas criam dificuldades de toda a natureza.
Onde está a nossa indústria? Onde está a Agricultura? As grandes empresas que existiam neste país tais como a Siderurgia Nacional, a Lisnave, Sorefame, Quimigal, CNN, CTM, entres outras tantas, somos um país voltado para o mar porquê não se desenvolve essa indústria? Não acabou-se com ela. Sorefame outra grande empresa onde se fazia a maior parte das carruagens dos nossos comboios, agora compra-se ao estrangeiro. A Lisnave fechou com milhares de trabalhadores para a rua, agora querem fazer um projecto de milhões com grandes arranha-céus quem os vai comprar?
Enfim todos os políticos que passaram pelos sucessivos Governos tiveram culpa da situação em que o País chegou.

Sem comentários:

Enviar um comentário